Vida sexual durante o tratamento do câncer de mama

A sexualidade é um aspecto muito importante nas nossas vidas. Segundo a OMS, a saúde sexual é fundamental para o fortalecimento das relações pessoais e vai além do conceito de reprodução e dos cuidados com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Uma vida sexual ativa e saudável faz bem para o corpo e para a cabeça, contribuindo para o bem estar geral e para uma existência plena.

É comum que a vida sexual seja diretamente impactada a partir do diagnóstico do câncer. Medo, insegurança e a perda do desejo sexual são alguns dos exemplos do que é vivenciado por cerca de 66 mil mulheres todos os anos no Brasil ao receberem o diagnóstico de câncer de mama. A maioria dessas mulheres relatam que depositam toda a sua energia no tratamento e na recuperação, além de sofrerem com as consequências físicas do tratamento e com a perda da autoestima, causada pela mastectomia e pela queda dos cabelos durante a quimioterapia. Outro problema frequente é o comportamento dos parceiros e parceiras, que muitas vezes perdem o interesse sexual pela companheira por não conseguirem compartilhar e lidar com as dificuldades impostas pela nova realidade.

É muito importante que você tenha em mente que o câncer e o tratamento não farão com que você perca a capacidade de sentir prazer. Mesmo que o seu tratamento altere o equilíbrio dos hormônios e tenha como consequência a diminuição da libido, você pode encontrar novas formas de vivenciar a sexualidade durante esse período específico e o seu oncologista é a pessoa certa para discutir quais são as melhores opções para você.

Um acompanhamento psicológico também pode ajudar muito! Falar sobre suas inseguranças, dificuldades e expectativas vai fazer com que você entenda o que está sentindo e, assim, fica mais fácil encontrar formas de passar pelo problema e solucioná-lo.

E, por fim, mas não menos importante: converse com seu parceiro ou sua parceira! Estabeleça um diálogo aberto e cuidadoso, tente entender o outro lado sem deixar de considerar os seus sentimentos. O diagnóstico do câncer da mulher é um momento delicado para o casal e o companheirismo e o amor serão essenciais para que ambos possam superar, juntos, esse período. E manter ou retomar a chama e a pimenta do relacionamento!

Vida sexual durante o tratamento do câncer de mama
Rolar para o topo