08 de março de 2022: Hoje é dia de Núria

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, Núria representa cada uma de nós. Nossas lutas por reconhecimento, por amor e  por espaço

Núria Nei Rodrigues da Silva tem 44 anos, trabalha como artesã e é natural de Campos Altos, interior de Minas Gerais. Aos 2 anos de idade, foi abandonada pela mãe e passou a ser cuidada por uma tia, a pedido de seu pai. Passou a infância entre o orfanato onde ficava durante a semana e a casa da tia, a quem ela chama de mãe.

Casou-se aos 15 anos com o primeiro namorado por imposição da família e sofreu todas as formas de violência neste relacionamento. Núria se separou após 3 anos e foi criar sozinha o filho Jean, hoje com 29 anos, fruto do primeiro casamento. O segundo filho, Willian, de 17 anos, não tem o reconhecimento do pai que traiu Núria enquanto ela ainda estava grávida. Durante todo esse tempo, ela trabalhou bastante para garantir seu sustento e o dos filhos, hoje crescidos e independentes. Eles acompanham a mãe durante todas as etapas do tratamento e são apoio e alegria com os quais ela sempre pode contar. Hoje, Núria está feliz ao lado de seu companheiro Elton Costa, de 46 anos, em um relacionamento de amor e parceria que já dura uma década. Ele descreve a esposa como uma mulher alegre e extrovertida, muito dedicada ao seu trabalho, aos filhos e ao casamento.

 

30 de junho de 2018: Diagnóstico de câncer de mama

A data do diagnóstico está marcada com tristeza nas lembranças de Núria e ela conta que foi informada que estava doente de forma brusca e sem a menor atenção: “O médico que me comunicou o diagnóstico não teve o menor cuidado ao falar comigo. Me entregou uma guia de internação e quando perguntei por que precisava fazer uma cirurgia, me disse de maneira brusca e dura: Você tem câncer, não sabia?  Eu não imaginava o que era um câncer. Nunca convivi com alguém que tivesse essa doença”.

Veio a cirurgia para a remoção da mama e, três meses após o início da quimioterapia, Núria soube que o câncer tinha se espalhado. “O médico, muito cuidadoso, me deu a notícia que eu tinha metástase nos pulmões e que iria entrar no tratamento paliativo, buscando me darem uma melhor qualidade de vida. Meu caso, para ciência, não tem cura”.

Elton conta que, para Núria, é muito difícil não poder fazer as mesmas coisas que ela podia fazer antes do tratamento. “Ela cobra muito, me pergunta muito, cobra dos médicos, o que era antes e o que é hoje. É uma cobrança que ela não precisa fazer. A gente vive é um dia de cada vez, não adianta cobrar coisas que agora ela não pode fazer. Tem dia que ela está bem, tem dias que ela está mal, tem dias que ela está ótima. A gente tem que ter paciência e ajudar da forma que a gente puder. É difícil pra ela sim, mas não dá pra fazer tudo o que ela queria”.

Núria é assistida pelo Movimento Mamamiga pela Vida e foi escolhida para contar um pouco de sua história no Dia Internacional da Mulher. Ela representa todas as companheiras do Mamamiga, as voluntárias e cada uma de nós em nossa eterna busca por reconhecimento, por espaço e por nossos direitos. A aceitação do corpo, a insatisfação com os cabelos, a falta de libido, o receio de que o relacionamento afetivo não resista às adversidades impostas pela vida e a certeza da importância do hoje e do agora são desejos comuns de todas nós. Como Núria e inspiradas pelo seu exemplo, nós queremos viver.

Poder contar com uma rede de apoio que reúna profissionais, amigos e familiares é muito importante após a descoberta do câncer e durante o tratamento. Dividir o fardo pode ser um aliado eficiente quando enfrentamos um problema muito grande. Núria e Elton estão juntos, nos problemas e nas alegrias, um dia de cada vez.

“Estar ao lado dela foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Foi o melhor acontecimento. Eu estou ao lado dela para apoiar, ajudar no que for preciso. Eu amo ela muito. Que esse dia das mulheres seja muito especial pra ela. Que ela nunca se esqueça que eu estou sempre do lado dela, pra tudo o que precisar, pra tudo o que estiver ao meu alcance”, Elton conclui.

08 de março de 2022: Hoje é dia de Núria

Um pensamento em “08 de março de 2022: Hoje é dia de Núria

  1. Esse depoimento é extremamente importante, mostra a força da mulher,, mostra a superação,. Mostra o quanto Deus age través das pessoas. Eu desejo todo meu coração Nuria que você seja curada genuinamente porque Deus te chamou para ter uma vida em abundância.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo