Conheça a história de Stefani e saiba como uma palestra da ASPRECAM Mamamiga fez toda a diferença na forma como ela encara o tratamento oncológico
Sou Stefani Sabrina Pereira de Souza. Tenho 36 anos. Sou casada e tenho duas filhas, uma com 2 anos e outra com 9 anos. Trabalho no setor de pós-óbito no Grupo Zelo, em Santa Luzia.
Em outubro de 2021, a empresa ofereceu para seus funcionários uma palestra sobre autocuidado e câncer de mama em comemoração ao Outubro Rosa. Neste mesmo ano, percebi um nódulo na minha mama e fui ao posto de saúde onde fiz a consulta e os exames que fecharam o diagnóstico de câncer.
Quando saiu o resultado da biópsia, em novembro, fui conversar com Manoel, o meu gerente, para colocá-lo a par do meu adoecimento e, nesse momento, ele me falou sobre a ASPRECAM. Foi essa a associação que fez as palestras e então ele se lembrou do que falaram e me disse que eu deveria procurá-los. Me disse que tinham um programa de apoio às mulheres com esse diagnóstico e que seria importante para mim conhecer.
Fiquei muito resistente, pois era estranho falar sobre isso com alguém que não fosse da minha família. A gente sente tanto medo, tem tantas dúvidas. Não acredita que isso está acontecendo e não quer ficar falando sobre o assunto. Ele insistiu, mas mesmo assim, quando voltei, meses depois, para falar com ele sobre a possibilidade de me deixar trabalhar de casa, não tinha feito contato com a ASPRECAM Mamamiga ainda.
Finalmente, resolvi ligar e Cibele me atendeu. Chorei muito, falei muito e ela me ouviu, tentou me acalmar e me passou o contato da pessoa que coordena esse programa de apoio às mulheres em tratamento de câncer de mama pelo SUS de BH. Quando liguei para Cláudia, ela também me ouviu. Conversamos sobre o diagnóstico e o início do tratamento. Recebi várias informações que me deixaram mais segura porque aí entendi muitas coisas que não consegui entender quando a médica me falou.
Hoje faço parte do grupo de WhatsApp, recebo visitas, participo de atividades do grupo e recebo ajuda para a minha família. Se a administração do Grupo Zelo não tivesse nos presenteado com a palestra no Outubro Rosa, eu não teria a chance de conhecer a ASPRECAM Mamamiga e não estaria fazendo parte do grupo das amigas do DedicAcão, que fez e ainda faz toda a diferença na minha vida, num momento que nunca pensei ter que passar. Esse apoio é essencial para me manter firme no tratamento e passar por ele de uma maneira mais leve. Sou muito grata a Manoel que insistiu para que eu procurasse o programa e muito grata a Cláudia e à equipe que, com todo carinho, tem me acompanhando muito bem.