O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, e essa temática torna-se ainda mais vital quando consideramos mulheres que enfrentam desafios como o câncer de mama. A campanha Janeiro Branco propõe uma reflexão sobre a saúde mental, lembrando-nos de que o cuidado emocional é fundamental em qualquer jornada de vida, especialmente em momentos de enfrentamento a doenças.
Kamilla Santana, psicóloga e voluntária da ASPRECAM, ressalta a relevância de uma abordagem integral na busca pelo equilíbrio emocional.
“É importante pararmos em algum momento para fazer uma faxina tanto interna quanto externa. Nós sabemos que o aspecto emocional influencia para o adoecimento físico. A maneira como você está psicologicamente falando, influencia na forma com que você vai lidar com o problema, ou com a situação, caso esteja passando pelo tratamento oncológico.”
Autocuidado: um gestor da saúde emocional
O autocuidado é uma ferramenta valiosa no arsenal da saúde mental, especialmente para mulheres que enfrentam o câncer de mama. Não se trata apenas de cuidados físicos, mas também de práticas que nutrem o bem-estar emocional. Nós, da ASPRECAM, encorajamos a promoção de decisões que visem ao cuidado integral.
Promover momentos de autocuidado é uma expressão de amor próprio. Seja por meio de atividades relaxantes, meditação, leitura ou qualquer prática que traga conforto, pois esses gestos têm o poder de impactar positivamente na saúde emocional. Refletir sobre o autocuidado é um convite para incorporar práticas que não apenas fortaleçam o corpo, mas também nutram a mente e a alma.
Em janeiro e durante todo o ano, incentivamos as mulheres, especialmente aquelas que estão em tratamento do câncer de mama, a dedicarem um tempo para o cuidado com a saúde mental.
Esse gesto vai fazer toda diferença na sua jornada de transformação, auxiliando não apenas na cura física, mas também no bem-estar emocional.